História

A Associação dos Voluntários do Hospital das Clínicas (AVOHC) iniciou suas atividades em meados de 1956, pela iniciativa de esposas de alguns médicos que trabalhavam no Hospital das Clínicas. O objetivo destas senhoras era auxiliar o atendimento aos usuários do hospital e seus acompanhantes. A iniciativa deu tão certo que, no dia 2 de abril de 1957, com o apoio do Dr. Professor Odair Pacheco Pedroso, fundou-se a associação, denominada “Associação das Voluntárias do Hospital das Clínicas”.

No dia 9 de abril do mesmo ano, realizou-se a primeira eleição para a Diretoria, sendo eleita como primeira Presidente a Sra. Maria Amélia de Godoy Figueiredo, idealizadora e fundadora desse projeto. A partir de então, de dois em dois anos, é realizada uma eleição para a formação de uma nova Diretoria.

Com a evolução do Terceiro Setor em todas as esferas, a Diretoria da AVOHC percebeu a importância da participação masculina em seu quadro de associados. Em 1997 o primeiro voluntário ingressou no time e, pouco tempo depois, o nome da Associação foi alterado para a denominação atual (Associação dos Voluntários do Hospital das Clínicas).

Desde sua fundação, a AVOHC busca melhorar seus serviços prestados e oferecer suporte aos voluntários na execução de suas atividades. Ao longo de mais de cinquenta anos, sua atuação nos institutos do Complexo Hospitalar das Clínicas foi ampliada, chegando ao hospital de Suzano. Atualmente a AVOHC conta com mais de 400 voluntários ativos, engajados em promover diariamente orientação, acolhimento e lazer a milhares de usuários.