Institutos

Os voluntários da AVOHC atuam em 7 Institutos, dentro do Artesanato e Costura na sede, no PAMB, Pronto-Socorro e também no Hospital Auxiliar Suzano.

ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

Inaugurado em maio de 2008, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira é uma Organização Social de Saúde, criada pelo Governo do Estado em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina para ser o maior hospital especializado em tratamento de câncer da América Latina.

Para maiores informações acesse: http://www.icesp.org.br/

ICHC – Instituto Central do Hospital das Clínicas

Inaugurado em 1944, sendo o primeiro prédio a ser construído, simboliza o início do complexo hospitalar. Abriga a maioria das especialidades médicas e cirúrgicas, e é onde está localizada a Unidade de Emergência Referenciada que presta atendimento a casos de alta complexidade. Destaca-se a atuação das equipes multiprofissionais, entre elas, a Divisão de Nutrição e Dietética – primeira unidade de Nutrição, em Hospital Público do Brasil e do MERCOSUL, a conquistar a Certificação NBR ISO 9001.

Para mais informações acesse: http://hcfmusp.org.br/portal/instituto-central-ichc/

ICR – Instituto da Criança

Considerado Centro de Referência Nacional em Saúde da Criança pelo Ministério da Saúde, é reconhecido pela qualidade do seu atendimento, capacitação de sua equipe profissional e incorporação dos mais modernos recursos de tratamento.

O ICR do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo atende pacientes de todo o Brasil e América Latina, de 0 a 19 anos, através de 21 especialidades médicas.
Inaugurado em 1976, o hospital foi preparado para atender doenças de alta complexidade como síndromes raras, Câncer, AIDS, além de realizar transplantes de fígado (inclusive inter vivos) e de medula óssea.

Para mais informações acesse: www.icr.usp.br

INCOR – Instituto do Coração

O InCor é um hospital público universitário de alta complexidade, especializado em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíaca e torácica.

É um dos três maiores centros cardiológicos do mundo em volume de atendimento e em número de subespecialidades da cardiologia e da pneumologia reunidas em um único hospital. Além de ser polo de atendimento para a população – desde a prevenção até o tratamento –, o InCor também se destaca como um grande centro de pesquisa e de ensino, sendo o hospital latino-americano que mais tem trabalhos aceitos para a apresentação em congressos americanos e europeus da especialidade. Esse atributo qualifica o InCor como um centro de referência no tratamento de alta complexidade das doenças do coração e do pulmão.

Para mais informações acesse: www.incor.usp.br

INRAD – Instituto de Radiologia

É um centro de excelência e referência nacional e internacional em Radiologia, com pioneirismo tecnológico em diagnóstico, terapêutica por imagem e tratamento oncológico. A modernização de seu parque de equipamentos com tecnologia de ponta, aliada a um corpo de profissionais qualificados, contribuem ara maior eficácia no diagnóstico por imagem e na terapia das mais diversas patologias, elevando o padrão de qualidade dos serviços prestados ao paciente.

Foi a primeira instituição da América Latina a aplicar as técnicas de Medicina Nuclear e a primeira da América do Sul a dispor de equipamento de braquiterapia de alta taxa de dose. Também foi o primeiro hospital público do país a ter instalada uma Unidade de Produção e Desenvolvimento de Radiofármacos emissores de pósitrons em Medicina Nuclear (Projeto Ciclotron) para utilização em exames de diagnóstico de pequenos tumores e em projetos de pesquisa na área de imagem molecular.

Para mais informações acesse: http://hcfmusp.org.br/portal/unidades-de-educacao-permanente/radiologia/

IOT – Instituto de Ortopedia e Traumatologia

No início dos anos 50, São Paulo experimentava uma epidemia de Poliomielite Anterior Aguda (“Paralisia Infantil”). Coube ao Governo do Estado de São Paulo, com auxílio de verba federal, construir e inaugurar, no dia 31 de julho de 1953, o hoje denominado Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), integrando o Complexo Hospital das Clínicas.

Presta atendimento especializado a pacientes com afecções ortopédicas e traumatológicas, sendo centro de referência para lesões raquimedulares e reimplantes de membros.
O Laboratório de Estudos do Movimento é especializado na avaliação funcional do movimento e capaz de realizar todas as análises relacionadas à fisiologia do exercício.
Também se destacam nesse Instituto, o Banco de Tecidos do Sistema Músculo-Esquelético, a Divisão de Próteses e Órteses e a Unidade de Emergência Referenciada para tratamento de trauma ortopédico de alta complexidade.

Para mais informações acesse: www.iothcfmusp.com.br

IPQ – Instituto de Psiquiatria

Inaugurado em 1952, hoje o IPq é considerado o maior e mais bem equipado centro de sua especialidade no Brasil. Atualmente é um avançado centro de assistência, pesquisa e ensino em psiquiatria e neurocirurgia funcional. Há quase seis décadas o Instituto vem combinando sensibilidade humana e progresso científico, reunindo alguns dos melhores profissionais do país para oferecer aos pacientes, atendimento personalizado e de alto nível. O IPq é pioneiro na criação de programas e serviços especializados abrangendo todos os transtornos psiquiátricos, nas diferentes fases da vida.

Sua estrutura conta com ambulatórios, unidades de internação, laboratórios, serviços de diagnóstico, hospital-dia, centros de reabilitação, psicoterapia, odontologia para pacientes psiquiátricos, além de um moderno centro de neurocirurgia funcional.

Para mais informações acesse: www.ipqhc.org.br

PAMB – Prédio dos Ambulatórios

O Prédio dos Ambulatórios, diretamente ligado ao Instituto Central, oferece tratamento a pacientes ambulatoriais, além de contar com áreas de apoio diagnóstico e terapêutico. Tem em sua estrutura a Divisão de Farmácia, responsável pelo sistema de doses individualizadas de medicamentos para atender os leitos do Instituto como forma de aumentar a segurança ao paciente internado e ter maior controle e combate ao desperdício. Nesse prédio, encontra-se também o maior centro cirúrgico e a Divisão de Laboratório Central, primeiro laboratório do serviço público no país a receber o certificado ISSO 9002.

Para mais informações acesse: http://hcfmusp.org.br/portal/instituto-central-ichc/

Hospital Auxiliar Suzano

Localizado no município de Suzano, atua como retaguarda dos diversos Institutos do Complexo e tem como missão, prestar assistência médico-hospitalar especializada em cuidados a pacientes de longa permanência do HC. Por sua peculiaridade, tem como diferencial a hospitalidade no atendimento onde todas as equipes multiprofissionais agem de maneira integrada.

No Hospital são desenvolvidas diversas ações de humanização com os pacientes, familiares e funcionários, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e evitar a ruptura dos vínculos sociais e familiares dada a longa permanência de internação.

Para mais informações acesse: http://hcfmusp.org.br/portal/unidades-de-educacao-permanente/hospital-auxiliar-de-suzano/